domingo, 19 de junho de 2011

O Poder pelo simples poder...

Abaixo, seguem trechos da interessante entrevista (Programa do Jô, Rede Globo, 2009) com o Professor e Advogado Tributarista Ives Gandra da Silva Martins, acerca da Teoria do Poder (objeto de livro lançado à epoca pelo próprio entrevistado). 
Interessante notar que a maioria das pessoas buscam o "poder pelo poder", não para servir. Normalmente tais pessoas são manipuladoras, têm o poder para mantê-lo a qualquer custo. Se satisfazem mais com o poder (dar ordens a subordinados), do que, até mesmo, com eventual retorno financeiro que o mesmo lhe traga. Conheço muita gente que prefere dar ordens a subordinados, tratá-los com austeridade, demonstrar que tem "poder decisório", vestir fardas de 'pseudoautoridades', do que - por exemplo - comprar um carro novo e luxuoso - Zero Km. Cada qual com as suas vaidades (rrss...)!
A vaidade de tais pessoas, supostamente "poderosas", se caracteriza pela vontade de mandar, pelo suposto "status" que entende dispor.  É o gosto pela dominação, inerente ao ser humano. Isso não é restrito (embora mais comum) a políticos: um simples chefe de garçons pode manifestar esta síndrome pelo poder, que, normalmente, vem acompanhada de traços na personalidade que manifestam dissimulação, manipulação, arbitrariedade, dentre outros defeitos humanos abomináveis.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.