domingo, 23 de agosto de 2009

"O advogado e o equilibrista"


Segundo Roberto Quiroga Mosquera - sócio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados - o segredo do advogado de sucesso é saber equilibrar a competência técnica com competência comportamental.

Assim, segundo o advogado e professor da PUC/SP (em sua aula inaugural do Programa GVlaw, em São Paulo) cinco pontos são essenciais ao sucesso no labor advocatício:
a) construção de relacionamentos;

b) visão de negócios;

c) iniciativa;

d) espírito de equipe; e,
e) inteligência emocional.

O professor pontua que, desde criança, a educação é voltada para o desenvolvimento de competências técnicas - o comportamento costumam ser deixadas de lado. As pessoas que conseguirem construir os dois lados, entende, serão bem-sucedidas.
Criar e manter uma rede de relacionamentos é imprescindível para o advogado. “De nada adianta ser muito capacitado, desenvolver ótimas teorias jurídicas, se não souber se relacionar. O escritório não vê só as horas trabalhadas”, afirma Roberto Quiroga Mosquera.
“Em um mundo informatizado e cada vez mais competitivo, o advogado tem de ter iniciativa na captação de clientes, resolver conflitos dentro da própria equipe, correr atrás do benefício do cliente”, ensina o professor. A pro-atividade é uma característica valorizada, assim como o espírito de equipe. “A grande beleza da advocacia é saber passar para o grupo a ideia de coletividade, evangelizar posturas, criar discípulos e práticas sociais para motivar o grupo”, segundo Quiroga.
O último ponto essencial para um advogado de sucesso, de acordo com o professor, é ter inteligência emocional dentro do grupo. Desenvolver práticas de conciliação, buscar consenso em temas difíceis dentro da gestão do escritório e criar um bom clima de trabalho são iniciativas importantes.
Acompanhar temas econômicos, contábeis e sociológicos é de extrema importância para os advogados que atuam na área empresarial. Além de especialização, os advogados devem ter uma ampla visão de negócios para poderem desenvolver boas saídas e atender o cliente da melhor forma.
Informações da revista eletrônica Consultor Jurídico, disponível em:

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